ANS suspende 69 planos de saúde

Nos últimos seis anos, houve redução de 36% na transmissão vertical da infecção. Novo boletim epidemiológico, indica que 827 mil pessoas vivam com HIV/aids no Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras em função de reclamações. Os planos não poderão ser comercializados a partir do dia 9 de dezembro, mas os clientes atuais continuam a ter direito a atendimento normal. As empresas suspensas possuem, juntas, cerca de 692 mil beneficiários e terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários

Os planos são das operadoras Saúde Sim, Unimed Norte-Nordeste - federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico, Agemed, Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, Pame - Associação de Assistência Plena em Saúde, Medisanitas Brasil Assistência Integral à saúde, Care Plus Medicina Assistencial, Unilife, Caberj Integral e Caixa Seguradora Especializada em Saúde.

No Rio de Janeiro, os principais planos proibidos são da 21 opções da Unimed Rio, três da Pame e dois da Caberj.

Paralelamente, oito operadoras poderão voltar a comercializar 22 produtos que estavam impedidos de serem vendidos. Segundo a ANS, a liberação acontece quando há comprovada melhoria no atendimento. Das oito operadoras, sete foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos, e uma teve reativação parcial.